Fundamental na medida de diversas grandezas elétricas como resistências, capacitâncias, indutâncias, etc. a ponte de Wheatstone consiste num circuito sensível que pode ser facilmente implementado e usado. Veja neste artigo o que é a ponte de Wheatstone e como utilizá-la. Daremos também alguns projetos práticos interessantes para os iniciantes que desejam utilizar este circuito.
Os dos problemas que ocorre quando introduzimos num circuito um instrumento para realizar uma medida é que este instrumento afeta a grandeza que está sendo medida.
Por exigir uma certa corrente para funcionar, o instrumento é responsável “pelo desvio” de parte da energia envolvida no processo e, com isso, ocorre uma alteração sensível.
Um exemplo simples pode ser visto no circuito da figura 1.
Neste circuito, na realidade a tensão no ponto A é a metade da tensão na entrada, ou seja, devemos ter 2 V.
No entanto, com a introdução de um instrumento que tenha certa resistência interna e que, portanto, desvie energia, cai a resistência total no ramo medido e cai também a tensão no ponto A.
Medimos então um valor muito menor do que os 2 V esperado.
Uma maneira interessante de se usar um instrumento de medida sem que ocorra este problema é fazendo uso de uma ponte.
Uma ponte consiste basicamente num circuito com 4 braços, arranjados de tal forma que podemos aplicar uma tensão e detectar seu equilíbrio, o que ocorre quando os valores dos componentes dos braços estiverem com uma certa relação de valores.
Nestas condições, a corrente no instrumento será nula, conforme mostra a figura 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário